Home

 

 

 

 

Cícero Lee
Na casa da nuvem
CD ed. autor 2020

 

 

Terceiro disco do contrabaixista Cícero Lee, «Na Casa da Nuvem» é, como o anterior, um trio de piano com convidados. Os dois outros lados do tranquilo triângulo são o pianista brasileiro Salomão Soares, com quem vem partilhando palcos, e a bateria segura de Joel Silva.

Música calma e bem executada, «Na Casa da Nuvem» reúne um punhado de originais e dois temas alheios, de Rão Kyao, «Fado do Alentejo», e Clã, «A ver se sim».

Fluente, algo rendilhado, a escapar à tradição Jazz, o piano de Salomão Soares denuncia uma formação clássica sólida (excessivamente rendilhado para o meu gosto, diria), assegurando a tranquilidade que percorre o disco.

E tranquilidade, a tranquilidade da forma do Jazz que não se questiona, será mesmo a palavra que melhor definirá a música de Cicero Lee, onde as arestas apenas surgem esparsas pelas vozes dos convidados Tomás Marques e Desidério Lázaro. Mas, claro, Desidério e Tomás são dois músicos para quem pouco é preciso dizer para fazer saltar, e a forma clássica que Cícero Lee lhes oferece é uma praia fácil. A presença dos saxofones acaba por oferecer mesmo os momentos mais excitantes do disco, sugerindo que este poderia ir mais longe.

Sem pretensões de originalidade, a música de Lee é bem executada, denotando assertividade e consistência como autor e como líder, resultando num disco muito agradável.

Cícero Lee (ctb)
Salomão Soares (p)
Joel Silva (bat)
+
Desidério Lázaro (s)
Tomás Marques (s)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)